FORMAÇÃO INPP
FORMAÇÃO ANUAL DE TERAPEUTAS NO MÉTODO INPP
Terapia do Neurodesenvolvimento
O Curso de Formação de terapeutas do INPP é composto por 180 horas/aula nas quais são apresentadas as bases teóricas e as práticas de avaliação clínica e técnicas de intervenção desenvolvidas pelo INPP.
Este curso destina-se a profissionais áreas das SAÚDE e EDUCAÇÃO.
O curso é composto por 3 módulos de aulas teóricas e práticas e 1 módulo de exames, em que o aluno realiza 2 provas escritas (online síncrono) e um encontro presencial de 2 dias no qual vivencia a avaliação e discussão das práticas terapêuticas..
A obtenção de certificação do INPP ocorre após a finalização do curso, mediante apresentação de um estudo de caso realizada na primeira supervisão.
Após o término do curso, o profissional estará apto para atuar como terapeuta, aplicar a avaliação de Imaturidade Neuromotora do INPP e elaborar um Plano de atendimento de aproximadamente 1 ano com reavaliações bimensais para seus pacientes, levando-os ao estágio de maturidade adequado para sua idade.
Estarão inscritos no INPP como Licentiate* por um ano, ou seja, reconhecidos internacionalmente como terapeutas INPP, podendo participar dos encontros de supervisão, tendo acesso aos materiais oficiais do INPP e a pesquisas.
* O pagamento anual da taxa de Licentiate e a participação em pelo menos um dos encontros de formação continuada a cada 2 anos, que pode ocorrer em qualquer país no qual o INPP está presente, é condição para que o profissional participe e seja reconhecido como membro da COMUNIDADE INPP INTERNACIONAL.
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Esse curso destina-se para profissionais graduados, e com atuação profissional nas áreas ligadas à educação e saúde.
O INPP
The Institute for Neuro-physiological Psychology. (IN)
INPP Instituto para o desenvolvimento Neuromotor. (BR)
O INPP é uma organização autofinanciada envolvida em pesquisa, prática clínica e treinamento nos métodos desenvolvidos no INPP.
O Método INPP é baseado em mais de 50 anos de pesquisa, experiência e prática pioneiras que investigaram e ajudaram crianças a resolver fatores físicos subjacentes a problemas de neurodesenvolvimento, aprendizagem e comportamento.
É um programa totalmente livre de remédios e não invasivo que utiliza exercícios físicos diários personalizados para ajudar a criança a ter sucesso. O histórico comprovado do INPP demonstra como o método pode ajudar as crianças a superar dificuldades associadas à leitura, escrita, dislexia, distúrbio de coordenação do desenvolvimento ou dispraxia, insucesso educacional, má coordenação, problemas comportamentais e muito mais.
Durante a década de 1990, foi estabelecido no Reino Unido um curso formal de formação nos métodos desenvolvidos no INPP e este curso está agora disponível no Brasil, Canadá, Alemanha, Itália, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Polônia, Espanha, Bélgica, Países Baixos, Suécia, Hungria, Austrália , México e Estados Unidos.
Módulo 1
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História do INPP desde 1969, como a teoria e o método foram desenvolvidos e diagnósticos diferenciais.
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As relações entre o desenvolvimento e dificuldades específicas de aprendizagem e comportamento.
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Desenvolvimento dos movimentos reflexos desde a concepção até 3 1/2 anos de idade.
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Consequências de desenvolvimento anormal dos reflexos após os 3 1/2 anos de idade.
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O sistema vestibular e cerebelo.
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Interação entre o desenvolvimento de reflexos, habilidades motoras e desenvolvimento sensorial durante o primeiro ano de vida.
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Uso do Questionário de Triagem do Desenvolvimento do INPP.
Tarefas do Móduo I
1) Leitura de textos definidos. A lista de leitura será fornecida no primeiro dia do módulo 1.
2) Responder a cinco perguntas curtas (500 palavras cada) com base no texto indicado e no conteúdo do módulo. As questões dissertativas são sobre aspectos do desenvolvimento do movimentos reflexos e os efeitos dos reflexos retidos no indivíduo. Esta tarefa deve ser concluída e enviada o mais tardar um mês antes do início do módulo 2.
3) Realizar seis estudos de caso usando o Questionário de Triagem de Desenvolvimento do INPP (aproximadamente 6 horas). Os alunos deverão a usar o Questionário de Triagem de Desenvolvimento do INPP para identificar crianças e adultos cujo histórico de desenvolvimento indique que eles seriam candidatos adequados para avaliação adicional e uso do Programa de Intervenção do INPP. Os alunos deverão a usar o questionário em pessoas com e sem problemas de aprendizagem e/ou emocionais para comparar as diferenças na história do desenvolvimento inicial e trazer os resultados no próximo módulo para apresentação e discussão no grupo.
Módulo 1
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História do INPP desde 1969, como a teoria e o método foram desenvolvidos e diagnósticos diferenciais.
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As relações entre o desenvolvimento neuromotor e dificuldades específicas de aprendizagem e comportamento.
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Desenvolvimento dos movimentos reflexos desde a concepção até 3 1/2 anos de idade.
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Consequências de desenvolvimento anormal dos reflexos após os 3 1/2 anos de idade.
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O sistema vestibular e cerebelo.
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Interação entre o desenvolvimento de reflexos, habilidades motoras e desenvolvimento sensorial durante o primeiro ano de vida.
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Uso do Questionário de Triagem do Desenvolvimento do INPP.
Tarefas do Módulo 1
1) Leitura de textos definidos. A lista de leitura será fornecida no primeiro dia do módulo 1.
2) Responder a perguntas curtas (500 palavras cada) com base no texto indicado e no conteúdo do módulo. As questões dissertativas são sobre aspectos do desenvolvimento do movimentos reflexos e os efeitos dos reflexos retidos no indivíduo. Esta tarefa deve ser concluída e enviada o mais tardar um mês antes do início do módulo 2.
3) Realizar estudos de caso usando o Questionário de Triagem de Desenvolvimento do INPP (aproximadamente 6 horas). Os alunos deverão aplicar ao menos 3 Questionário de Triagem de Desenvolvimento do INPP para identificar crianças e adultos cujo histórico de desenvolvimento indique que eles seriam candidatos adequados para avaliação adicional e uso do Programa de Intervenção do INPP. Os alunos deverão a usar o questionário em pessoas com e sem problemas de aprendizagem e/ou emocionais para comparar as diferenças na história do desenvolvimento inicial e trazer os resultados no próximo módulo para apresentação e discussão no grupo.
Módulo 2
O objetivo do módulo 2 é que os alunos se tornem competentes na administração e interpretação dos testes usados na Avaliação Diagnóstica do INPP. São apresentados testes para avaliação de:
Coordenação motora geral e fina
Padrões de Desenvolvimento Motor
Envolvimento Cerebelar
Disdiadococinesia
Reflexos primitivos e posturais
Lateralidade
Funcionamento oculomotor
Percepção visual
Realização dos testes da avaliação entre o grupo de alunos (parte prática)
Discussão em seminário baseada em estudos de caso apresentados pelos alunos usando o Questionário de Triagem do Desenvolvimento do INPP.
Aprofundamento Bibliográfico
Apresentação individual de 20 minutos de um tópico da bibliografia indicada para leitura.
Tarefas seguintes:
1) Os alunos deverão a usar a Avaliação de Diagnóstico do INPP em um mínimo de 3 pessoas. O uso do instrumento de avaliação do INPP envolve a administração e pontuação precisa dos testes e interpretação dos resultados.
2) Os alunos devem também continuar a fazer leituras contínuas dos textos recomendados (ao menos um de cada secção da Lista de Leitura).
Módulo 3
Elaboração e entrega de relatório das avaliação diagnóstica realizadas.
Elaboração de um relatório educacional.
Teoria e métodos de construção de um Programa de Estimulação e Inibição de Reflexos do INPP com base nos resultados da avaliação diagnóstica.
Exercícios INPP (inclui prática).
Procedimento para Revisão de Acompanhamento.
Um seminário para discussão dos resultados da avaliação diagnóstica realizado pelos alunos, bem como a justificativa, planejamento e seleção de exercícios para intervenção corretiva para alguns casos selecionados.
Tarefas após o Módulo 3:
1) Leituras a partir da lista de leitura.
2) Revisão de todos os materiais de preparação para exames e avaliação.
Módulo 4
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Encontros online para realização dos exames dissertativos, práticos e teóricos.
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Dois dias e meio de encontro presencial para observação prática e discussão de avaliações e elaboração de planos de intervenção.
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Correção e discussão dos exames.
Certificado
Recebem o certificado de PARTICIPAÇÃO do INPP internacional e são considerados *Licenciate INPP até o junho do ano seguinte, os formandos que obtiverem 75% de presença nas aulas, entregarem os trabalhos e alcançarem uma média satisfatória nos exames.
Após a realização de um estudo de casos apresentado em um dos encontros de supervisão o Licentate INPP recebe o certificado de TERAPEUTA INPP
*Licenciate INPP: Profissionais indicados pelo INPP Internacional; acesso à área exclusiva com formulários e pesquisas recentes; permissão do uso do logo INPP. Após junho do ano seguinte à conclusão do curso , para manter os benefícios, reconhecimento internacional, acesso exclusivos à materiais e pesquisas, é cobrada uma taxa do profissional no valor de £100 (libras) por ano.
A segunda turma ministrada no Brasil será em parte remoto (online) e uma parte presencial.
Ministrada por Manolo Dominguez (em espanhol) e Regina Salvetti (em português).
Manolo Dominguez
Espanhol, nascido no Canadá, é Vice Diretor do INPP Internacional e Diretor do INPP Itália. É também o responsável pelo Instituto Fay, que atende crianças neuro atípicas.
Manolo é fluente em inglês, espanhol e italiano, e compreende muito bem o português.
Regina Salvetti
Neuropsicopedagoga e Terapeuta formada pelo INPP Itália e certificada pelo INPP internacional como docente em curso de Formação de Educadores.
Extensão em neurociências - FMABC, neuro psicopedagoga, pedagoga, bióloga e Diretora do INPP Brasil.
Desde 1998 concluiu cursos ligados à Antroposofia, Pedagogia Waldorf, Pedagogia Curativa e Extra Lesson.
AGENDA DA FORMAÇÃO - TURMA 2025
Módulo 1 - Síncrono
(Encontro ao vivo online)
Das 18hs as 21hs
27/03 quinta-feira
28/03 sexta-feira
03/04 quinta-feira
04/04 sexta-feira
10/04 quinta-feira
11/04 sexta-feira
Aprofundamento Bibliográfico
15/05 quinta-feira
16/05 sexta-feira
22/05 quinta-feira
23/05 sexta-feira
Módulo 2A - Síncrono
(Encontro ao vivo online)
Das 18hs as 21hs
05/06 quinta-feira
06/06 sexta-feira
12/06 quinta-feira
13/06 sexta-feira
26/06 quinta-feira
27/06 sexta-feira
Módulo 2B e 3A- Presencial
Das 8hs às 18hs
26/07 à 31/07 Sábado à quinta
Módulo 3B - Síncrono
(Encontro ao vivo online)
Das 18hs as 21hs
11/09 quinta-feira
12/09 sexta-feira
18/09 quinta-feira
19/09 sexta-feira
25/09 quinta-feira
26/09 sexta-feira
Módulo 4 - Presencial e Síncrono
(Encontro ao vivo online)
30/10 quinta-feira | Exame Teórico (Online)
31/10 sexta-feira | Exame Prático (Online)
Prática e Avaliação
14/11 sexta-feira (Presencial)
15/11 sábado (Presencial)
16/11 domingo (Presencial)
*Datas passíveis de alterações com aviso prévio.
INVESTIMENTO
-Valor promocional*:
Em até 12x de R$ 710,84 no cartão de crédito:(R$ 8.530,00)
ou à vista no pix**: R$ 7.675,00.
-Valor após período promocional:
Em até 12x de R$ 743,75 no cartão de crédito:(R$ 8.925,00)
ou à vista no pix**: R$ 8.530,00.
*Valor promocional válido até 31/01/2025
**Para pagamento por PIX, entre em contato pelo número (11) 91748-7778
Se precisar tirar alguma dúvida, entre em contato pelo nosso (11) 91748-7778
VAGAS LIMITADAS
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LOCAL DAS AULAS PRESENCIAIS
Espaço Atairu | Encontro de Desenvolvimento Humano
Rua Guilherme Ashbar Neto, 586 - São Paulo | CEP: 04646-001